segunda-feira, 4 de julho de 2011

A arma do sucesso chinês: boa educação


* JOSÉ PASTORE

    Na última reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (26/4/2011), a presidente Dilma Rousseff anunciou a criação de 75 mil bolsas de estudo no exterior até 2014, o que dá uma média de 18,7 mil por ano. Trata-se de excelente notícia, especialmente se essas bolsas se concentrarem nas áreas de ciências exatas, que são estratégicas para o desenvolvimento do Brasil.
    Essa ideia já havia sido ventilada por Dilma durante a campanha. Mas o anúncio definitivo veio depois de sua viagem à China.
    Os chineses já definiram sua arma para dominar o mundo: a educação. O país realiza uma colossal revolução na preparação de talentos para ciência e tecnologia. A China quer eliminar a diferença existente em relação aos Estados Unidos, ao Japão e à Alemanha e se apronta para ser o líder em pesquisa e desenvolvimentoe, consequentemente, na produção industrial até 2050. É isso que se lê no seu arrojado Plano Educacional para 2010-2050.
    Lembremos que a China cometeu um erro gravíssimo ao fechar as universidades durante a Revolução Cultural (1966-1976), mas o erro está sendo corrigido. Já no final da década de 1970, Deng Xiaoping promoveu avanços tremendos em todos os níveis da educação, em especial no universitário. De 600 faculdades existentes em 1978 o país passou para 2 mil em 2008 – e não para de aumentar. No ano de 2000, 40 mil jovens chineses foram estudar nas melhores universidades do mundo. Esse foi só o começo. Em 2008 eram 420 mil (110 mil só nos Estados Unidos), a maioria em cursos de pós-graduação (Amelie F. Constant e colaboradores, China’s Latent Human Capital Investment, Institute for the Study of Labor, abril de 2011).
    O Brasil também aumentou a exposição de seus jovens ao ensino no exterior. Mas as diferenças são colossais. Por exemplo,enquanto a China manteve, em 2009, 120 mil jovens nos Estados Unidos (a maioria empós-graduação), o Brasil tinha apenas 7,5 mil: 450 em cursos de curta duração (em geral de inglês), 3,7mil em cursos degraduação e apenas 3,3 mil em pós-graduação.
    A caminhada a ser vencida é enorme. Mas temos de reconhecer que os planos de Dilma são avançados. Ela pretende mais do que dobrar o número de bolsistas brasileiros nas ciências exatas. Certíssimo!
    Outro capítulo das reformas de Dilma é o Programa de Ensino Técnico (Pronatec), que busca criar cerca de 8 milhões de vagas nas escolas técnicas até 2014 –2 milhões por ano. Mais uma vez, certíssimo!
    É claro que esses são apenas números, enquanto, neste campo, o que mais conta é a qualidade do ensino. No plano educacional da China está sendo dada uma especial atenção a esse aspecto. O país tem 300 milhões de estudantes e 14 milhões de professores – todos eles cobertos por um programa de atualização de conteúdo e aperfeiçoamento didático. Uma enorme atenção está sendo dada à pré-escola para fazer os alunos aprenderem mais devagar, mas com maior profundidade.
    No campo administrativo, a China está descentralizando a gestão das escolas, passando a maior responsabilidade aos governos locais e sob o controle das comunidades. A propósito, a China conseguiu envolver todo o povo na discussão do referido plano, deixando claro que a melhoria de vida nas gerações atual e futura dependerá fundamentalmente não apenas de educação, mas de uma boa educação. Cerca de 75% dos chineses conhecem e apóiam o plano.
     Essa é uma outra diferença em relação ao Brasil. Entre nós, a maioria dos país fica satisfeita quando seus filhos conseguem um lugar nos bancos escolares, pouco se importando com o que e como as escolas ensinam seus filhos.
    Oxalá os planos de Dilma sejam concretizados e acompanhados com uma boa atenção à questão da qualidade do ensino.

* Professor da FEA-USP, é presidente do Conselho de Emprego e Relações do Trabalho da FECOMÉRCIO de São Paulo. Site: www.josepastore.com.br

Fonte: Jornal O Estado de S. Paulo, 10 de Maio de 2011, B2.

Comentário:
    1. É auspicioso constatar que num país comunista a gestão das escolas está sendo descentralizada atribuindo “a maior responsabilidade aos governos locais e sob o controle das comunidades”. Essa orientação está arquivada no Congresso Nacional brasileiro como proposta protocolizada pelo Conselho Brasil-Nação para a Revisão Constitucional de 1993. É prática nos países em que a educação é universalizada e de boa qualidade.
    1. É louvável a meta do Pronatec do Governo Federal brasileiro, citada acima. Porém, a gestão e responsabilidade deveria ser atribuída aos Governos Estaduais, vista maior eficiência administrativa e resposta a demandas das empresas situadas na região respectiva. Também foi proposta integrante do Projeto Brasil-Nação na Revisão Constitucional de 1993.

    2. O envolvimento da sociedade nas decisões e na implantação de programas é uma arma que os governos brasileiros (de todos os níveis) tem deixado de utilizar. Essa arma é de energia imensa, eficaz e de custo baixo. Basta a decisão de praticar a democracia na gestão, ao invés de limitá-la aos processos eleitorais. A redução de custos e elevação da eficácia são enormes. Os comunistas chineses já viram; os democratas brasileiros ainda não viram.

    3. Dobrar o número de bolsistas brasileiros nas ciências exatas no exterior (3,7 mil na graduação e 3,3 mil na pós atuais) é muito importante, porém o esforço pela melhoria da qualidade do ensino das universidades brasileiras nas ciências exatas, especialmente na Engenharia (40.000) e nível técnico (20.000) é urgente e importantíssimo. Óbvio que é fundamental o nível de investimentos para que a economia absorva os profissionais, evitando que migrem para outras atividades como tem acontecido nas últimas décadas. E nisso as entidades de classe e os sistemas de regulamentação profissional não podem continuar se omitindo quanto à qualidade da formação e a ocupação na profissão. 

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